top of page

Reportagens

Buscar

Perfil: Fabiana Milazzo

Atualizado: 14 de nov. de 2018

A estilista que começou no varejo e se estabeleceu no mercado internacional

Foto: Instagram/fabianamilazzo

Por Amanda Ravelli


A mineira Fabiana Milazzo é conhecida no mercado da moda principalmente por seus bordados e trabalhos manuais impressionantes. Os diferentes relevos, padronagens, texturas e tecidos caracterizam um estilo próprio. Durante a 7ª edição do Fashion Meeting, ocorrida em abril de 2018 em São Paulo, a estilista apresentou um desfile de trajetória, no qual também compartilhou algumas de suas experiências. Ela conversou exclusivamente com o Por Trás da Moda durante o evento e contou mais sobre seu processo criativo.


Hoje com a carreira já consolidada, Fabiana mantém três lojas: uma em Uberlândia (MG), outra em São Paulo Capital, e a terceira em Los Angeles (EUA), na Melrose Place. Porém, antes mesmo de criar sua própria marca, Fabiana trabalhou com varejo de moda. "Não foi uma coisa planejada, eu fiz varejo durante dez anos. Por conta dessa experiência, eu entendia os desejos das mulheres e o mecanismo do produto. Mas quando comecei a participar, a vender de uma loja, tudo cresceu muito rápido. E aí você conseguir montar uma equipe sem deixar a qualidade cair. Foi um desafio, mas eu consegui manter uma ordem", contou.


Fabiana também comentou sobre o seu processo criativo e como ela coloca muito de sua personalidade e inspirações em seu trabalho, qualidade essencial para o estilista se sobressair no mercado. "Não acho que tenha outro jeito de fazer isso. Acho que é o clássico: encontrar um tema que te inspire e um processo de acertos e erros que dura quase seis meses até o desfile."


Além da feminilidade e elegância das peças, a marca é caracterizada por seu DNA de originalidade. Segundo a estilista, apesar dos mercados nacional e internacional terem as suas diferenças, a autenticidade sempre é valorizada – junto com a boa qualidade do produto para o consumidor final. "Não tem jeito de você chegar no mercado externo pra introduzir uma marca, se o seu produto não tiver personalidade, isso é um fato. E também é preciso manter a qualidade que eles esperam, um padrão internacional, e surpreender", ela explica.


Fotos: Instagram/fabianamilazzo


Atualmente, Fabiana Milazzo é a escolha de diversas personalidades para eventos de gala. Entre os nomes brasileiros estão as tops Alessandra Ambrosio e Isabeli Fontana, a blogueira Camila Coelho, a atriz Giovanna Ewbank e as cantoras Sandy e Claudia Leitte. Fora do Brasil, a label já foi usada por celebridades como Katie Holmes, Priyanka Chopra e Sharon Stone.


E não é apenas de belas peças que a marca é feita. Fabiana Milazzo colabora com diversas iniciativas de sustentabilidade e transparência no ambiente de trabalho. Além de apoiar o movimento Fashion Revolution – Quem Fez Minhas Roupas?, ela também desenvolveu outros projetos: o Mulheres de Renda, idealizado com a ONG Ação Moradia, que lançou uma coleção cápsula de camisetas com toda renda revertida para o programa que fortalece o relacionamento entre mães e filhos; e o Renovarte, que reaproveita tecidos, transformando-os em roupas novas. A visão de consumo consciente e utilização de tecidos que valorizem a matéria-prima e o apoio a causas sociais são valores significativos dentro da marca.

E hoje, mesmo depois 18 anos da criação de sua própria marca, Fabiana mantém sua motivação inicial, de quando ainda trabalhava em varejo: empoderar mulheres. “Quero continuar vestindo pessoas lindas e importantes. Quero agradar as mulheres, fazer com que elas se sintam lindas. É isso que eu espero do futuro, continuar encantando.”

bottom of page