top of page

Reportagens

Buscar

Assessoria de comunicação: a ponte entre as marcas e seus públicos

Entenda as funções que esses profissionais desempenham e sua importância para os negócios da moda

Foto: Pexels

Por Bárbara Gaspar


Você já teve curiosidade em saber quem escolheu jornalistas, celebridades e influenciadores digitais para um evento exclusivo de uma marca de luxo? Chegou a questionar como as blogueiras de moda recebem tantos presentinhos? Ou já se perguntou como uma marca nova e pequena, que você conheceu pelo Instagram, teve sua estilista entrevistada para uma matéria? Essas são apenas três das diversas e divertidas tarefas de um assessor de comunicação que trabalha no mercado da moda. Misturando as áreas de marketing e comunicação, a assessoria é uma das esferas de atuação dos profissionais formados em Relações Públicas ou Jornalismo.


A função desse profissional é, basicamente, criar estratégias de comunicação com diversos públicos para fortalecer a imagem de uma marca e seus produtos ou serviços. A assessoria de comunicação vai além do simples contato com jornalistas para conquistar espaço editorial dos veículos com matérias sobre a empresa. Esse trabalho também pode incluir tarefas como o gerenciamento de crises, acompanhamento de entrevistas, monitoramento de veículos e organização de eventos. Geralmente, esse é o profissional responsável por elaborar o conceito de um kit com produtos da marca e selecionar os influenciadores que receberão o presente.


Grandes marcas de luxo, como Gucci, Louis Vuitton e Dior, têm uma comunicação bem-estruturada. Com as mudanças no mercado jornalístico, como as novas formas de consumir conteúdo, a redução das redações de mídias tradicionais e o aumento do uso de redes sociais, até as grifes precisam ter sua comunicação repensada o tempo todo. Essas transformações são vistas, inclusive, nas passarelas. A Dolce & Gabbana, por exemplo, apresentou um desfile em fevereiro de 2018 com drones que carregavam bolsas da marca – enquanto as modelos exibiam as roupas. Um dos desfiles mais comentados na Semana de Moda de Milão, o trabalho também gerou grande repercussão na mídia.



Viviane Auerbach, jornalista com vasta experiência em assessoria, explicou ao Por Trás da Moda que o perfil do consumidor das marcas de luxo é bem delimitado e não é um problema no momento de elaborar a estratégia de comunicação da empresa. "Existe o consumidor com poder aquisitivo e o consumidor inspiracional, que gosta de moda, acompanha a marca e acaba comprando. Esse segundo perfil consome as franjas da marca: produtos da seção de beleza e perfumaria. Nas marcas de luxo acessível, como Kate Spade e Tory Burch, a pessoa consegue entrar no universo de acessórios, comprando bolsas e sapatos", afirmou.


Para entender os desafios das marcas e suas assessorias, Viviane apontou que estudar o comportamento do consumidor é essencial. Nessa era extremamente marcada pelo digital e as redes sociais, os influenciadores têm peso muito grande quando falamos dos millennials e da geração Z. O jovem brasileiro consome cada vez menos o conteúdo exclusivo de televisão, porque quase não liga o aparelho.


Entre as marcas já atendidas por Viviane Auerbach estão Tiffany, Gucci e Christian Louboutin. Tory Burch foi um grande desafio para a carreira da comunicadora, porque é uma empresa de luxo mais acessível. "Quando ela chegou ao Brasil, tínhamos a questão do luxo acessível e como posicioná-lo na imprensa. Existia, de um lado, uma dificuldade dos jornalistas de conseguirem entender o que essa marca de luxo representava e, do nosso lado, de introduzi-la no mercado brasileiro pela comunicação". Hoje, Viviane trabalha na agência Edelman, para marcas que não são do ramo da moda.


Assim como Viviane, o profissional Luiz Fernando Invernizzi sempre teve vontade de trabalhar em grandes marcas de moda. Ainda no Ensino Médio, ele já acompanhava o mercado fashion. Chegou a pensar em estudar moda no Ensino Superior, mas desistiu por acreditar que não tinha nenhuma habilidade para seguir a carreira. Escolheu Relações Públicas e teve passagens por diferentes agências de comunicação. Desde janeiro de 2018, ele faz parte da equipe da MktMix. A entrada na agência especializada em moda aconteceu depois da conclusão da Pós-Graduação em Comunicação e Cultura de Moda, no Centro Universitário Belas Artes.


Ao Por Trás da Moda, Luiz Fernando ressaltou a importância de se especializar na área fashion para os profissionais de comunicação que desejam trabalhar para marcas deste setor. "Quando já estava formado em Relações Públicas, em 2015, enfrentei uma crise existencial e repensei minha carreira. Foi nesse momento que percebi que deveria estudar para voltar a trabalhar com o que eu mais amo, que é a moda", relatou. Atualmente, ele cuida da parte institucional da agência, o que inclui a responsabilidade de divulgar os eventos e ações promovidos pelo time para os clientes da casa, como Tiffany & Co. "O que me motivou a escolher a carreira de assessoria é que ela abrange muitas tarefas. Nela, posso fazer comunicação para diferentes mundos", finalizou Invernizzi.

bottom of page